Arquitetura Nórdica em Gramado

Arquitetura – 30/04/20

Você já conhece as ruas lindas e floridas, os restaurantes maravilhosos, e o encanto de Gramado. Também já deve saber que a pequena e famosa cidade gaúcha foi colonizada por italianos, alemães e portugueses, e que muito da arquitetura local tem a ver com essas etnias, que formaram os pilares da construção na cidade. Porém com uma identidade própria, a cidade naturalmente formou um perfil com base em diferentes estilos europeus tornando sua arquitetura única e envolvente.

 

Além do clássico estilo enxaimel, cujas influências são bávaras, de construções aos moldes suíços e outras com inspiração em regiões alemãs e italianas, um dos estilos europeus que vem ganhando espaço há algum tempo em Gramado é o escandinavo ou Nórdico. Criado na região norte da Europa migrou dos países frios da Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega, chegando há pouco em terras tropicais. Com o uso de pisos de madeira, cores claras e sóbrias e ambientes amplos, a tendência ganha cada vez mais o coração de quem deseja conforto, sofisticação e o principal: simplicidade.

O estilo surgiu em meados do século XX, na região ao norte da Europa. Muito por conta disso, o seu nome também é conhecido como “estilo nórdico”, inspirado nos países mais frios do continente europeu, ele também compõe os traços da arquitetura de Gramado.

 

Essas tendências de arquitetura ganharam notoriedade nos últimos anos, muito por conta da valorização do natural, criando espaços mais charmosos e aconchegantes, também os telhados nesse estilo são outro destaque a parte, as técnicas adotadas para a edificação, as cores, revestimentos em pedra e madeira lembram regiões montanhosas e dos alpes da Europa, o que se encaixa perfeitamente com o perfil da cidade de Gramado que possui um clima mais frio.

 

Com ar bucólico e atmosfera romântica as construções mesclaram vários estilos remetendo a arquitetura europeia, deixando Gramado com uma “alma” única o que contribui para tornar a paisagem de serra ainda mais charmosa e encantadora atraindo cada vez mais visitantes e tornando a região um case de sucesso!